Uma das grandes dificuldades, desafios, arriscaria a dizer: uma das grandes dores do profissional de turismo agente de viagens e dono de um pequeno negócio, onde normalmente ele trabalha sozinho, ou quando no muito, acompanhado de mais um ou dois profissionais, é a tal da produção de conteúdo, da qual tooodo mundo fala.

Se essa agência de viagens estiver vivendo um bom momento, de plena ascensão ou maturidade do negócio, é possível que a produção de conteúdo não faça tanta falta assim.

As vendas vão se sustentando através de indicações, anúncios e mesmo dos próprios clientes habituais, que depois da primeira vez, passam a viajar com uma determinada frequência.

E este é o sonho de qualquer agência de viagens: atingir (e se manter) neste patamar.

O problema é se a agência estiver começando agora, ou se não estiver mais vivendo este tal bom momento de ascensão e maturidade, aliás, muitas vivem exatamente o contrário, um momento de decadência do negócio. Embora eu não goste de jeito nenhum da palavra, sejamos corajosos e sinceros o suficiente para olhar para nossas empresas e assumir, se necessário for: “as coisas não estão mais do jeito que já estiveram um dia.”

É nesse momento que surge a famosa pergunta de milhões:

“O que eu faço para começar ou voltar a vender? Como eu posso atrair clientes qualificados que se interessem pelos serviços incríveis que eu tenho para oferecer?”

“Ué, se você já estava aqui na semana passada, quando eu postei a carta-chinelada nº 002 (esta de hoje já é a nº 003), você sabe exatamente do que eu estou falando. Não se lembra?

Mas e aí? O que fazer para entrar no círculo virtuoso das vendas e do sucesso?

A resposta é mais manjada do que tirar dúvidas no Google: identificar o seu público-alvo, criar um site atraente e informativo, fornecer um excelente atendimento personalizado ao seu cliente, estabelecer parcerias com bons fornecedores, utilizar técnicas de SEO para ajudar a agência a aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca do Google e investir em anúncios segmentados nas redes sociais.

Sério, se eu fosse uma agência começando agora ou mesmo precisando retomar a posição do tempo das vacas gordas, eu ficaria muito frustrada, se tivesse apenas estes caminhos para seguir em primeiro lugar.

Mas felizmente, ficou faltando uma dica importante nessa relação aí. Você já identificou?

Pausa pra pensar… 15 segundos…

Sim!!! Tá faltando a melhor de todas: a mais democrática, simples e fácil. Aquela que é só parar, pensar e fazer: oferecer conteúdo de valor!

Ofertar conteúdo relevante atrai pessoas interessadas e interessantes para a sua agência. E se você conseguir ser estratégica o suficiente, de quebra, ele repele as pessoas desinteressadas e desinteressantes para o seu negócio.

As possibilidades são inúmeras: blogs, vídeos, perfis em redes sociais, guias de viagem que forneçam informações úteis e ajudem os clientes a planejar as viagens deles com a sua ajuda. Além disso, a criação de conteúdo também pode ajudar a agência e o profissional a se posicionar como uma referência no mercado, aumentando a sua credibilidade perante os clientes.

Uma das coisas que eu mais gosto neste tipo de marketing é que ao oferecer conteúdo gratuito, você estará criando uma experiência leve, muito positiva para seus potenciais clientes, que não se sentem pressionados a comprar de você, mas sim recebem informações úteis e sem custo, o que aumenta a probabilidade deles retornarem até você e se interessarem por seus produtos ou serviços num futuro breve.

Na verdade, foi exatamente o que aconteceu comigo e com a Mundo4e, a minha agência de viagens.

Mas Diiii… isso é chato! Isso é difícil… toma tempo…

Sim, eu vou concordar que para algumas pessoas, produzir conteúdo não é digamos… a mais fácil ou agradável das tarefas.

Mas é necessário, turma. Nem sempre, a gente faz só aquilo que gosta ou é prazeroso. Muitas vezes, aliás, na maioria delas, a gente tem que sentar o bumbum na cadeira, na frente do computador e fazer o que precisa ser feito.

Mesmo assim, eu quero te dar algumas dicas, pra facilitar um pouco o trabalho, caso você faça parte do time que sente dificuldades nisso.

Dica 1 – Escolha ou identifique o seu público-alvo: antes de começar a criar conteúdo, é importante saber quem é o seu público-alvo e quais são seus interesses. Por exemplo, se você está direcionando suas ofertas para famílias, pode criar conteúdo sobre destinos familiares, atividades infantis e hospedagens adequadas para crianças. Apenas um exemplo. Pense sobre isso.

Dica 2 – utilize suas próprias experiências: como agente de viagens, você já deve ter visitado diversos destinos e hotéis. Utilize essas experiências pessoais para criar conteúdo autêntico e informativo. Compartilhe suas próprias impressões, dicas e sugestões sobre os locais que visitou. Caso não tenha visitado pessoalmente, faça isso já. Porém virtualmente. Sabe o que eu falo tanto no Instagram sobre se conectar com destinos? Então, colega… isso serve para você também. Aliás, isso serve principalmente para você. Eu aposto dinheiro, aliás, eu aposto uma viagem para as Maldivas, que se você começar a visitar os lugares que você quer vender, virtualmente, se conectando com os destinos, você vai se empolgar e vai ter um monte de coisas bacanas para compartilhar com a sua audiência.

Dica 3 – seja consistente e insistente. Para garantir o sucesso de sua estratégia de conteúdo, é importante manter uma frequência consistente de publicações. Escolha um cronograma que seja viável para você e siga-o de forma rigorosa. Isso ajudará a manter seu público engajado e informado.

Dica 4 – esteja presente na nossa mentoria de logo mais, às 19h. Pois a gente vai conversar sobre a cartinha-chinelada que eu publiquei na semana passada e também sobre este tema de hoje. E eu prometo ensinar muito mais… Vocês não viram nada.

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